- Início
- Explorar
- Percursos Pedestres
- PR4 ALJ | Trilho de Santa Eugénia - Carlão
PR4 ALJ | Trilho de Santa Eugénia - Carlão
Esta Pequena Rota tem início e fim junto ao painel informativo localizado no Ecomuseu de Santa Eugénia, onde se podem vivenciar as artes e ofícios, e os ambientes e modos de vida locais de um passado rural não muito distante. Entre as localidades de Santa Eugénia e de Carlão, este percurso permite o contato com o mundo rural e um rico património natural e cultural, tirando partido de uma paisagem protegida de rara beleza e biodiversidade. O seu traçado privilegia a passagem em caminhos públicos, tradicionais e antigos, incluindo um troço de uma via romana que derivava do eixo viário que ligava Chaves a Covelinhas, no concelho do Peso da Régua.
Saindo de Ecomuseu de Santa Eugénia, o percurso segue em direção à capela no alto da ermida do monte de Santa Bárbara, onde é possível desfrutar, desde o seu miradouro, de uma vista panorâmica sobre os valores naturais e culturais do PNRVT. Regressando a Santa Eugénia, o percurso atravessa o núcleo urbano da povoação, onde são de assinalar diversos elementos do seu património arquitetónico, como a Igreja Matriz com seu altarmor em talha dourada do século XVII, ao estilo barroco, e a Sagrada Custódia, do mesmo estilo, em prata, assim como algumas imagens antigas de Santos, alminhas e uma tábua votiva do século XIX.
É igualmente de referir a sua Fonte de Mergulho com um lavadouro comunitário, a Laje do Concelho, o Chafariz, o Cruzeiro, e algumas capelas e solares que merecem uma visita. O percurso segue agora em direção à aldeia de Carlão, percorrendo vales talhados pelas ribeiras e outras linhas de água. Sensivelmente a meio do percurso, no lugar do Poio, poderá optar-se por seguir uma variante, com uma extensão de 600 m, para regressar a Santa Eugénia.
Em Carlão o património tem profundas raízes históricas. O legado da sua ocupação romana manifesta-se no denominado Castelo de Carlão, um antigo povoado da idade do ferro, romanizado. Neste local, onde se situa a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, foram descobertas, também, algumas pinturas rupestres. No centro de Carlão é ainda de destacar o Chafariz e a Igreja Paroquial, um templo do século XVIII, que conserva no seu espólio uma sagrada custódia setecentista e uma imagem de Teixeira Lopes, representando Jesus Cristo crucificado.
Na passagem por Carlão, parte do percurso é efetuado por uma via romana que seguia para o povoado mineiro da Quinta da Senhora da Ribeira, onde cruzava o rio Douro para a Quinta do Vesúvio. O regresso ao ponto de partida do percurso faz-se acompanhando a via romana até ao lugar da Lavandeira, e prossegue pela meia-encosta do aprazível vale do rio Tinhela até Santa Eugénia.
Ponto de início | 41º20’55.37”N 7º24’33.74”W
PR4ALJ_SantaEugeniaCarlao (ficheiro kmz)