Home Freguesias Carlão
Carlão Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 13 Maio 2010 12:06
   A Freguesia de Cartão situa-se na zona nordeste do Concelho de Alijó e dista 14 km da sua sede. É composta pelas aldeias de Casas da Serra e Franzilhal. É delimitada pelo Rio Tinhela e pelo Tua. O seu Orago  é “Santa Águeda”.

As suas principais culturas são a vinha, o azeite, a batata, a amêndoa e os tão famosos figos secos.

Em termos de riqueza patrimonial destaca-se a Igreja Matriz, um templo do século XVIII que conserva no seu espólio uma sagrada custódia setecentista e uma imagem da autoria de Teixeira Lopes, representando Jesus Cristo crucificado. Com três altares, o do Santíssimo Sacramento, o de Nossa Senhora do Rosário e o de S. Sebastião.

Possui uma Estação Termal de águas sulfúreas sódicas ou primitivas com excelentes propriedades para cura de doenças da pele e reumatismo.

Existe também a leste desta freguesia, um conjunto arqueológico constituído pelo morro do castelo, onde se localizam vestígios de um povoado fortificado e onde se podem descobrir imensas marcas de actividade deste povo da Idade do Ferro, posteriormente romanizado. Mais à frente na direcção de Franzilhal, vamos encontrar aquele que em termos arqueológicos será o mais valioso espólio existente no Concelho – O abrigo da Pála Pinta. Trata-se de um conjunto de pinturas rupestres do período do Neolítico/Calcolítico, utilizado supostamente como santuário rupestre.

Vista da Aldeia de Carlão