Home Artesanato
Artesanato Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 11 Maio 2010 13:24

A mestria das mãos dos homens e das mulheres do Douro, pacientes em trabalhos delicados ou ágeis na arte de transformar duras matérias, perpetuou-se na forma de fazer hoje o artesanato tradicional.

Através dos tempos as mulheres souberam transformar a lã dos rebanhos em cobertores, meias, capuchas e tapetes. As suas mãos experientes teciam, bordavam e moldavam cestos e chapéus de palha e vime. A latoaria, a olaria, a tanoaria, a correaria, a tamancaria ocupavam as horas e os dias do homem do Douro ao mesmo tempo pastor e agricultor. Hoje, ainda é assim em muitos recantos escondidos do Douro. Nas aldeias e vilas, as casas, as pontes, as calçadas são feitas de granito e xisto moldado por gerações de habitantes que perpetuaram na história os seus saberes e artes. Bordados e rendas de linho que fazem ainda a alegria das raparigas casadoiras. Cestos de vindima, tonéis, barris, almotolias, púcaros de barro preto, chapéus de palha, cintos e correias, calçado são história vivadesta gente. Os novos artesãos e as cooperativas têm nos nossos dias um papel fundamental na manutenção e inovação deste património, recuperando para as gerações vindouras antigos materiais, dando-lhes novas formas e utilidades.

Cesto típico

Lojas de Artesanato:

Arte e Pesca Morgado
Todo o tipo de trabalhos em rendas, bordados e ponto de cruz. Pintura em cetim e encaixe de quadros. Artigos de pesca.
Avenida Dr.Francisco Sá Carneiro, Nº 100 Loja B, 5070 Alijó
Telefone: 259 959 811 / 91 966 4403

Atelier de Artesanato
Eugénia Cardoso Pires
Tecelagem, Cestaria, Pintura Cerâmica, Bordados, Louças Regionais, Tapeçaria, Artigos para Jardim, painéis de azulejos.
Rua do Pombal (junto ao posto da GNR), 5070 – 017 ALIJÓ
Telefone: 93 319 2524

Artedouro
Colchas, toalhas, cobertas, cestos de vindima, cestos de merenda e trabalhos diversos.
Rua António Manuel Saraiva, Pinhão

Artes da Idália