Home Freguesias Vilar de Maçada
Vilar de Maçada Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 14:55

É uma das mais importantes freguesias de Alijó, tanto em termos de actualidade como do passado. A 15km da sede de Concelho, está situada na margem esquerda do rio Pinhão. É composta pelas aldeias de Sanradela, Cabêda, Fermestes e Francelos.

O povoamento pré-histórico de Vilar de Maçada pode ser comprovado através de um castro que deve ter existido no cume de Sanradela e de um outro, ao norte, na chamada Serra Longa. As lápides romanas que surgiram nos mesmos locais demonstram que aqueles redutos castrejos foram posteriormente romanizados.

No que respeita ao património religioso é de salientar a sua imponente Igreja Matriz, a Capela de Borba e da arquitectura civil, o grandioso Solar dos Pizarro Porto Carreros, outras casas brasonadas de antigas famílias fidalgas, marco Pombalino, fonte pública e lavadouros.

O orago desta Vila é o Senhor Jesus da Capelinha.

O Santuário de Santa Bárbara a dois quilómetros da freguesia, no alto da serra do mesmo nome, com um belíssimo miradouro de onde se avistam vinte e quatro freguesias, consta de três capelas sendo duas em honra do Senhor Jesus da Capelinha e a outra em honra de Santa Bárbara.

Vila repleta pela beleza das vinhas circundantes, a sua actividade económica principal não podia de deixar de ser o Vinho.

Senhor da Capelinha, Vilar de Maçada