Home Freguesias Vila Verde
Vila Verde Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 14:48

Situada na parte Norte do Concelho de Alijó, em lugar alto, plano e frio, perto da margem esquerda do rio Pinhão, a Freguesia de Vila Verde fez parte das vastíssimas terras de Panóias. É a Freguesia mais vasta do Concelho de Alijó, constituída por oito aldeias: Balsa, Freixo, Fundões, Jorjais, Perafita, Souto Escarão e Vale de Agodim.

No que respeita ao património, possui a Igreja Matriz, a Capela de S. Gonçalo, Casa dos Médicos, ponte romana, cerca romana, forno dos mouros, cabeço de Nossa Senhora, fontes, cruzeiros e vestígios medievais em todas as aldeias desta freguesia. O seu Orago é Santa Marinha e tem uma festa anual em sua honra, juntamente com São Sebastião no segundo domingo de Agosto.

O pequeno santuário do Senhor de Perafita ostenta uma peregrinação anual, que continua a ser uma impressionante manifestação da mentalidade religiosa medieval.

A Igreja de Perafita é o melhor e o mais belo exemplar religioso do concelho no estilo barroco. Na Casa dos Milagres guardam-se autênticas relíquias deixadas pelos ex-votos numa interessante colecção de pintura naif.

As principais actividades económicas desta freguesia são a agricultura e a criação de gado.

Vista da Aldeia de Perafita, Vila Verde