JA slide show
 
Home Freguesias Vale de Mendiz
Vale de Mendiz Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 14:14

 


    Povoação sobranceira ao rio Pinhão dista 12 km da sede de Concelho e possui uma das mais bonitas paisagens da Região Demarcada do Douro.

   As Inquirições de 1220 de D. Afonso II referem-se a esta freguesia como sendo a de “ Valem Menendo Dias” localizando-a na posse administrativa de Favaios. Quando o concelho de Favaios foi extinto em 1855, Vale de Mendiz passou para o de Alijó.

   A Quinta do Noval é um dos maiores bens patrimoniais desta freguesia. Em termos de património podemos aqui encontrar a Igreja Matriz de 1887, a Capela do Senhor dos Aflitos, a Casa do Casal dos Cavaleiros e ainda um marco Pombalino vestígio da demarcação do Marquês de Pombal. O seu Orago é São Domingos de Gusmão. 

   Freguesia cuja base económica é a vitivinicultura, pois situa-se numa área de micro-clima ideal para a produção do Vinho do Porto, possui neste momento outro sector em forte expansão – o turismo. Destacam-se as Casas de Turismo de Habitação - Casa de Mendiz, Quinta do Passadouro e ainda o belíssimo Hotel Rural Quinta do Silval.

   Rodeada de belas paisagens, a sua praia fluvial é também um belo pólo de atracção para os turistas.


Vista da Aldeia de Vale de Mendiz