Home Freguesias S. Mamede de Ribatua
S. Mamede de Ribatua Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 14:09

A freguesia de S. Mamede de Ribatua está situada a 6km da sede de Concelho, na margem norte do rio Douro onde o afluente Tua desagua. A freguesia compreende as povoações de São Mamede de RibaTua e de Safres. O seu Orago é São Mamede.

É uma das mais antigas freguesias deste Concelho. São Mamede de Ribatua foi Concelho extinto no século XIX, a atestar este facto o seu Pelourinho imponente que se levanta em frente da antiga Câmara, imóvel de interesse público.

No âmbito da arquitectura religiosa destaca-se a Igreja Matriz de São Mamede, conhecida também por igreja de Nossa Senhora das Graças, este património é valorizado ainda pela capela do Senhor do Calvário ou de Nossa Senhora da Lapa, e ainda pela, não menos considerável, capela jazigo da Família Teixeira Lopes, uma notável construção apesar das suas dimensões reduzidas.

No âmbito cultural, a tão prestigiada Banda Filarmónica, a mais antiga do país é, desde 1799 uma notável escola de música, possui já um considerável historial, aquando de celebração do seu bicentenário foi erguido um monumento com uma bela composição figurativa em bronze, do escultor Laureano Ribatua.

Vista da aldeia de S. Mamede de Ribatua