JA slide show
 
Home Acessos
Acessos Versão para impressão Enviar por E-mail

O concelho de Alijó, pertence ao Distrito de Vila Real e a sua sede dista 45 km a Este desta cidade. Situado a 620m de altitude, é delimitado geograficamente pelos rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão e possui uma área aproximada de 300 km2. Concelho rural, conta com cerca de 14 mil habitantes repartidos por 14 Freguesias, a maior parte com mais de uma localidade, num total de 49 povoações.

 

 

Como chegar a Alijó

 

São variadas as formas de chegar ao Concelho de Alijó. Por via terrestre, ferroviária ou fluvial.

Se pretendermos chegar por via terrestre as opções são as seguintes:

Através da A4, que faz a ligação Amarante - Vila Real - Alijó, ou Bragança Mirandela - Murça - Alijó. Através do IC5 que liga a zona do interior Este ao Concelho. Através da A24, que liga Viseu e Lamego ao nosso Concelho, ou através da EN 322 que faz ligação com a cidade de Peso da Régua. O interior do Concelho é atravessado pela E.N. 212, fazendo ligação a Norte com a E.N. 15 que conduz a Vila Real, e a Sul com a E.N. 222 – Pinhão/ Régua e a Este pela E.N. 323 que liga o concelho a Sabrosa.

Em termos ferroviários, o Concelho é servido a Sul pela linha do Douro, que provém da cidade do Porto, até à vila de Pinhão e continua até Pocinho. A Este pela linha do Tua que faz ligação Mirandela - Tua.

Pela via fluvial, de Maio a Outubro, o Concelho é servido pelos inúmeros cruzeiros que diariamente povoam o Rio Douro e chegam ao cais do Pinhão.