Home Freguesias St.ª Eugénia
Stª. Eugénia Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 11:04

Situada a nordeste de Alijó desfruta de uma belíssima paisagem do sopé do monte de Santa Bárbara, esta freguesia está situada no limite da região Demarcada do Douro, faz a transição entre as paisagens durienses e as marcadamente transmontanas que tão bem caracterizam este Concelho. Freguesia de carácter essencialmente agrícola, onde predomina o cultivo da vinha, do azeite e da amêndoa. São típicas desta freguesia as “Amêndoas Cobertas” fabricadas de forma artesanal e também as famosas “Cavacas de Santa Eugénia” ex-líbris da doçaria regional.

O Orago desta freguesia é Santa Bárbara, capela se encontra no alto da ermida. Santa Eugénia é possuidora de um interessante património arquitectónico, onde se destaca Solar dos Malheiros, de 1810 e o Solar da família dos Santos Melo com capela particular e pintura nos tectos e ainda a talha dourada barroca, do altar-mor da Igreja Matriz uma das mais antigas do Concelho e a Sagrada Custódia do mesmo estilo.

Vista da aldeia de Stª Eugénia