Home Freguesias Sanfins do Douro
Sanfins do Douro Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 10:58

A cerca de 2km da margem esquerda do Rio Pinhão, Sanfins do Douro é uma das maiores freguesias do Concelho. Dista 7km da sede de Concelho e compreende os lugares de Cheires e Agrelos.

O emblemático Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi edificado sobre um antigo castro que fora ocupado pelos Romanos. Os Romanos, na sua passagem por aqui, legaram uma calçada e a pequena ponte de Rei de Moinhos. Essa ponte romana é uma das mais significativas marcas construídas durante a Romanização.

As actividades económicas que se destacam são a agricultura, a vitivinicultura, carpintaria, serralharia, construção civil e pequeno comércio.

Em termos de património é uma freguesia bastante rica, com um vasto espólio. O santuário de Nossa Senhora da Piedade é o maior bem patrimonial desta freguesia, com cinco capelas erguidas na segunda metade do século XIX. Destacam-se também a Igreja Matriz do século XVIII, com uma imagem Santa Bárbara do século XVIII, e uma pixíade em prata do século XVIII, a Fonte de Mergulho, a Ponte e Calçada Romana de Rio de Moinhos, a Casa dos Condes de Vinhais do século XVIII, e a Casa Museu Maurício Penha.

Vista da Vila de Sanfins do Douro