Home Freguesias Ribalonga
Ribalonga Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 10:57

Situada na parte norte do Concelho, a Freguesia de Ribalonga pertencia em 1839 ao Concelho de Vila Real, em 1852 ao de Vilar de Maçada e em 1874 ao de Alijó. Dela faz parte ainda a aldeia de Rapadoura. O seu Orago é Santa Ana.

Da época castreja, surge o Castro de Ribalonga, situado no interior do planalto de Alijó e sobranceiro à ribeira e à aldeia. Desta edificação apenas existe um resto de muralha, perto de uma pequena capela, a cerca de 750 metros de altitude. No plano arquitectónico notam-se grandes contrastes na sua arquitectura civil, devido à elevada percentagem de emigração. A igreja matriz de estilo barroco consagrada a Santa Ana, data de 1638.

A principal actividade económica é a agricultura nomeadamente a cultura da batata e do centeio.

Vista da aldeia da Ribalonga