Home Freguesias Pópulo
Pópulo Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Maio 2010 10:55

A Freguesia de Pópulo situa-se na parte norte do Concelho e dista 15km da sua sede. Compreende ainda as aldeias de Casas da Estrada, Cal de Bois e Vale de Cunho.
   Do período castrejo o mais importante castro situado nesta freguesia é o Castelo de S. Marcos, ou Castro da Touca Rôta, localizado no bordo nordeste do planalto de Alijó.
   Está assente num "castelo granítico", cujo circuito defensivo se encontra ainda bem conservado. O povoado era defendido por duas muralhas de perímetro irregular, que em algumas partes chegam aos três metros de altura.
   O seu Orago é Nossa Senhora da Boa Morte. A capela da Senhora da Boa Morte românica, e o Cruzeiro são óptimos exemplos de interesse arquitectónico.
   Tem como principais actividades agrícolas a produção de batata, castanha e milho.

Capela de Nossa Srª da Boa Morte, Pópulo