Home Freguesias Pinhão
Pinhão Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 04 Maio 2010 16:09

A Freguesia de Pinhão, situa-se na margem direita do Rio Douro e dista 17km da sede de Concelho.

Situada no Coração da Região Demarcada do Douro, é uma vila rica de belas paisagens e a sua base económica é o Vinho. Aqui se encontram sediadas algumas das mais importantes Quintas do Douro. Devido à sua localização geográfica, tornou-se num importante entreposto comercial, sobretudo para o transporte do Vinho do Porto que antigamente se fazia nos barcos “rabelos” e mais tarde, com o aparecimento do caminho-de-ferro, passou a ser comercializado através do comboio.

Também o turismo constitui actualmente uma fonte importante de riqueza, pois por aqui passam centenas de turistas vindos dos cruzeiros que anualmente navegam o rio Douro. Possui uma importante unidade hoteleira de grande qualidade – o Vintage House Hotel. Em termos patrimoniais, destacam-se a Igreja da Nossa Senhora da Conceição que também é seu orago, com um cruzeiro, e uma pequena capela.

A Estação de Caminho-de-Ferro encontra-se ornamentada por azulejos oitocentistas, autênticos retratos da faina duriense. A ponte rodoviária sobre o rio Douro, a ponte metálica ferroviária, ponte romana sobre o rio Pinhão, Barco Rabelo, velhos solares e Quintas e sobretudo as belas paisagens durienses que convidam os turistas a visitas sazonais com especial realce para as vindimas e lagaradas.

Não devemos esquecer o rio Douro, sempre convidativo para um passeio de barco avistando as quintas das bem conhecidas casas produtoras de vinhos generosos, assim como a Linha do Douro com realce para o Comboio Histórico a Vapor.

Vista da Vila do Pinhão