Home Freguesias Favaios
Favaios Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 04 Maio 2010 15:57

Situada no flanco Sudoeste do Concelho Favaios, que já existia antes da denominação romana integrada na vasta “terra” de Panóias, foi vila e sede de concelho próprio, sob a designação de Flavia ou Flavias. Actualmente abrange as aldeias de Mondego e Soutelinho.

É extremamente conhecida pela qualidade do seu Vinho Moscatel produzido na Adega Cooperativa. O sector secundário da economia desta freguesia, é representado pela indústria de panificação, com o famoso trigo de “quatro cantos” bem como a deliciosa Bola de Carne.

Possui um vasto património, desde a Igreja Matriz de São Domingos com a torre sineira mais alta do concelho, a capela de Santa Bárbara, situada no cimo do monte de Sta. Bárbara, a Capela de São Paio do Século XVI, a Capela de Stº. António, a Quinta de São Jorge onde podemos encontrar uma estela funerária romana, a Fonte Manuelina, o Castro do Vilarelho, e três Marcos Pombalinos.

Vista da aldeia de Favaios