Cotas Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 04 Maio 2010 15:35

Rodeada de vinhas, a Freguesia de Cotas é atravessada pelo Fragoso, pequeno afluente do Douro, engloba as povoações de Cotas e Póvoa. Na aldeia existe uma capela, com a fachada coberta por azulejos, dedicada a Santa Maria Maior. A capela da Póvoa é devota a Santo André. O seu Orago é Nossa Senhora da Natividade. A nível de património tem especial interesse a imagem quinhentista de Santa Maria de Cotas, assim como a Capela do Senhor dos Aflitos, fontanário, cruzeiro, casas e quintas senhoriais e calçada romana, paisagens naturais e adegas de Vinho do Porto.

Situam-se nesta freguesia algumas das mais importantes e reconhecidas quintas: a da Romaneira, a do Cibio e a do Roncão. De realçar a Quinta da Romaneira, neste momento a funcionar como Casa de Turismo de Habitação de grande qualidade.

Vista da Aldeia de Cotas