Home Freguesias Castedo
Castedo Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 30 Abril 2010 14:28

A Freguesia de Castedo dista 7 km da sede de Concelho, situada na parte sul próximo da margem direita do rio Douro. A sua base económica provém da agricultura, nomeadamente da cultura do vinho, mas são também importantes o azeite, a amêndoa e a laranja.

Na arquitectura religiosa, destaca-se a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria Maior, com um belíssimo conjunto de pinturas no tecto que datam do século XVIII e uma santa custódia do século XVII. O seu orago é São João Baptista. Da arquitectura civil, destaca-se a Casa dos Queirós e o Chafariz.

Digno de uma visita, o Miradouro de Santa Marinha que nos dá uma panorâmica do casario, onde predomina o granito e ainda, uma visão singular sobre o vale do Douro onde nos vinhedos das quintas que roçam o rio, se produzem os melhores vinhos do Porto.

Vista da Aldeia do Castedo