JA slide show
 
Home
Monumentos
Monumentos do Concelho de Alijó.

Paços do Concelho Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 14:08
   Casa brasonada composta por dois corpos, um setecentista e outro oitocentista. Estes dois corpos formam um edifício homogéneo, com fachadas uniformizadas e harmoniosas. Apesar da sua simplicidade, contrastante com a sumptuosidade de algumas construções da época, é um reconhecido exemplar da arquitectura civil da época barroca.


Paços do Concelho

 
Quinta de S. Jorge Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 14:07
   Pertença da família dos Sepúlvedas, onde tem o seu solar, procedente directamente do bravo e brioso general Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, por seu filho António Correia de Castro e Sepúlveda, 1 º Visconde de Ervedosa, casado com D. Maria Josefa Taveira Figueiredo Teixeira de Barros, herdeira do Morgado da referida quinta.


Entrada da Quinta de S. Jorge
 
Homem do Douro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 14:00
   Principal rotunda da sede de Concelho, realça uma das principais riquezas da região. Aqui faz-se homenagem ao trabalho e esforço corajoso do homem na faina da vinha com o seu cesto de vindima.


Homem do Douro
 
Casa dos Mansilhas Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 13:58
   Classificado como Imóvel de Interesse Turístico, imóvel recuperado no século XVIII. Aqui funciona, hoje, os serviços da Casa de Cultura de Alijó.
 
Plátano Centenário Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 25 Maio 2010 13:57
   Grande plátano, situado no centro da vila de Alijó, mandado plantar em 1856, pelo Visconde da Ribeira. Constitui actualmente um dos mais importantes ex-libris de Alijó, classificado como Monumento Nacional de Interesse Público.  


Plátano Centenário

 


Página 1 de 6