Pegarinhos Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 04 Maio 2010 16:06

A Freguesia de Pegarinhos compreende as povoações de Pegarinhos, de Castorigo, Vale de Mir e lugar de Alto de Pegarinhos. Este território era já habitado, durante a Proto-História, e comprova-se pela existência das Gravuras Rupestres da Botelhinha e da Igrejinha. E da época castreja, o legado mais importante é o Castelo de Castorigo, povoado que pelos vestígios ali encontrados, permite concluir que estaria ocupado na Idade do ferro e Romanização. No seu interior conservam-se tanques, provavelmente, destinados à produção de azeite. Pegarinhos tem como importante património religioso a Igreja Matriz de 1804 com várias cruzes em pedra datadas de 1861, o Santuário e Capela de Nossa Senhora dos Aflitos. Também a Capela de São Bartolomeu detém grande valor eclesiástico. O Orago desta freguesia é Santa Maria dos Serafins.

Em termos agrícolas aqui predomina o cultivo do vinho, do azeite e da amêndoa.

Vista da aldeia de Pegarinhos